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segunda-feira, 15 de julho de 2013

Automóveis movidos a diesel no Brasil?


Como ? Automóveis movidos a diesel no Brasil?

Especialista explica por que o consumidor não tem essa opção e quais são as vantagens do Ciclo Diesel
Sueli Osório
Muitos leitores questionam por que não temos automóveis movidos a diesel no mercado brasileiro. Na
verdade, isso ocorre porque esses veículos foram proibidos no País na década de 1970.
A portaria MIC nº. 346, de 19 de novembro de 1976, é a que proíbe a comercialização de veículos de passageiros a diesel. O Brasil tornou-se o único país do mundo a proibir o carro de passageiros a diesel. Há outras resoluções complementares à proibição:
- Portaria 140 de 90 – inclui caminhonetes de uso misto na proibição;
- Portaria 23 de 94 – proíbe o consumo de diesel como combustível;
- Resolução 25 de 98 – proíbe o licenciamento de veículos a diesel.
unidade de purificação eletroquímica
dos gases de escapamento,
 instalado em um motor diesel
Segundo Rubens Avanzini, coordenador da Comissão Técnica de Motores Diesel da SAE Brasil, à época da proibição do carro a diesel no Brasil, o cenário macroeconômico era de importação de 78% do petróleo consumido, condição agravada pelas duas crises do petróleo. “O custo com importação de petróleo cresceu de US$ 600 milhões, em 1973, para US$ 2,6 bilhões em 1974, e para US$ 10,6 bilhões em 1981”, explica Avanzini.
Na época, a participação do custo do petróleo importado nos pagamentos externos brasileiros passou de 9,7% para 52,7% de 1973 a 1980, período em que a dívida externa brasileira pulou de US$ 6 bilhões para US$ 54 bilhões.
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imagem do site novatecnologia
A tecnologia diesel 
A tecnologia diesel disponível não previa controle de emissões; os motores eram ruidosos e de baixo desempenho. Além disso, segundo Avanzini, o combustível tinha elevadíssimo teor de enxofre. Os meios produtivos precisavam de diesel para o transporte de carga, geradores, máquinas de construção e agrícolas. “A crise do petróleo elevou o custo do desenvolvimento do País e decidiu-se subsidiar o preço do diesel e limitar sua utilização apenas aos meios produtivos. Assim, seu uso foi proibido para carros de passeio. Mas hoje este subsídio não existe mais.”, lembra Avanzini.

Quais as vantagens do diesel ?

 Na teoria, os motores a diesel podem se tornar muito mais econômicos e ambientalmente corretos do que os motores a gasolina, graças ao seu princípio de funcionamento.
Atualmente, os motores a diesel são 30% mais econômicos que os movidos a gasolina aspirados e aproximadamente 25% mais econômicos que motores de injeção direta a gasolina (Fonte: Kraftfahrt-Bundesamt (KBA) 05.2008, Fuel consumption in MNEDS, at least EU4 certification). Além disso, apresentam torque 50% maior que propulsores similares do ciclo Otto. “Isso proporciona maior prazer ao dirigir, pois a resposta em acelerações (ultrapassagens) é muito grande”, opina Avanzini.
A economia de combustível do ciclo Diesel em relação ao ciclo Otto deve-se às características da combustão em cada tipo de ciclo, sendo que o diesel proporciona melhor aproveitamento energético do combustível.
“É muito comum confundir-se a tecnologia do ciclo Diesel com o combustível diesel. A Tecnologia Diesel permite a queima de combustível com maior eficiência energética através da compressão de ar antes da injeção de combustível. Assim, as taxas de compressão do ciclo Diesel são maiores e a queima acontece em uma frente de chama, gerando maior eficiência na queima. Já no ciclo Otto isso não é possível, pois o combustível é comprimido já misturado ao ar e a queima acontece de forma mais rápida”, explica.
Todos os veículos com motores de combustão interna atendem a exigências legais de limites de emissões de escape, independentemente do combustível utilizado. Em 2013, com a entrada em vigor do Proconve Leves Fase 6, os limites estabelecidos asseguram que este veículos emitirão níveis praticamente equivalentes de poluentes. “Assim, a partir deste nível de limites de emissões, torna-se mais adequado buscar maior performance na conversão da energia do combustível em trabalho para minimizar a emissão de CO2. Como o ciclo Diesel consome menos combustível, isso se traduz em menor emissão de CO2”, explica.
O motor diesel, por suas características operacionais e construtivas, tem vida útil média mais elevada que um motor a gasolina de mesmo tamanho. Esta diferença é de pelo menos o dobro em relação ao motor a gasolina, segundo o especialista.
A única desvantagem apontada por Avanzini em relação aos veículos movidos a diesel é o fato de serem mais caros. continue a ler no póst do noticias automotiva click aqui

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