>
blog de informação e publicidade

sábado, 4 de agosto de 2012

Como se proteger de Furtos online



Furto online pode ser evitado
Você já recebeu algum Email de um banco ou Receita federal pedindo dados pessoais? Pessoas estranhas já lhe pediram via Email para abrir fotos clicando em um link? Mensagens
indesejadas como essas sao conhecidas como phishing {le se fishing, que significa pescaria }.É a pratica mais comum para o roubo de informações na internet. segundo uma pesquisa realizada pela ESET, empresa europeia de segurança digital, na América latina , O brasil e líder nas tentativas de roubo de dados bancários via web. Somente em 2010, de acordo com informações da Federacão Brasileira dos Bancos {FEBRABAN}, fraudes de internet banking gerou prejuízo de RS 270 milhões em 2010 aos bancos brasileiros.

As tentativas de roubo são orquestradas por falsificadores de websites conhecidos por crackers, .integrantes da vertente criminosa dos hackers. A Symantec,companhia fabricante de antivírus,identificou no ano passado 286 milhões de ameaças entre phishing, vírus e ataques a empresas. Em seu levantamento,a empresa citou também as redes sosiais como novo terreno para criminosos,através de aplicativos.

Os ataques direcionados não acontecem somente com bancos. Gigantes da informática  também sofrem com o problema . Neste ano, a Sony, fabricante do Playstation,sofreu um ataque na sua rede de jogos online que culminou no roubo de dados -inclusive números de cartões de credito- de 77 milhões de usuários de todo o mundo, em um dos maiores ataques da historia

Auxilio da empresaCaio faria lima,especialista em Direito Digital do escritório Almeida Advogados,diz que em casos de falhas na segurança, o usuário deve pedir ajuda a empresa atacada . A companhia, por sua vez , deve contatar com o cliente e criar uma linha de atendimento exclusiva ligada a um orgão regulador como o Serasa, diz.
Caso o serviço de ajuda não seja satisfatório , o usuário pode buscar seus direitos na Justiça . Em caso de clonagem do cartão de credito , o cidadão pode procurar a via cível pedindo indenizações de valores ou por danos morais , continua
Para o advogado,a legislação do brasil esta atrasada em relação a outros países da América Latina, mas refuta que a internet seja uma terra sem lei. Como não ha uma legislação especifica para os ciber ataques , existe uma adaptação das outras leis anteriores do processo civil e direito penal , explica.
Faria Lima afirma , entretanto, que em breve haverá mudanças. No ano passado , foi realizada uma consulta publica para o marco civil da internet , para a criação de penalidades a setores que não cumprirem, disse.

PREVENÇÃO
para não ser vitima do phishing ,o especialista em segurança,Bruno Stuani alerta o usuário a ficar atento a detalhes, como o remetente de email e os endereços dos link, para não cair em armadilhas. É preciso passar o mouse por cima do link, sem clicar, para ver o endereço que aparece no canto de baixo da tela .Assim da para perceber se é arquivo executável, que não deve ser aberto, ensina.
Stuani, co-autor do primeiro antivírus brasileiro, o AVware, diz que , no fim das contas,não e muito difícil de descobrir os falsos,por que 95% desses e-mails contem erros crassos de português.

SITES DE COMPRAS [como proteger o tablet e o Smartphone ?]
Bruno chama atenção para os certificados de segurança apresentados pelas paginas confiáveis quanto aos sites de compra . Se o endereços for https ou tiver um cadeado ao lado,o site é criptografado e possui os certificados de legalidades,relata.
O especialista lembra também que os Smartphones e tablets tabem  estão sujeitos ao ataques cibernético embora sejam menos comuns. ''O vírus aproveitam uma brecha no sistema ou Bluetooth, mas ainda não  estão  muito desenvolvido porque esses aparelhos não  são tao acessíveis ,'' conclui.
saiba como atuam os espammers



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar comentário[Não respondo anônimos] [I do not answer anonymous ]
Fazer comentários em blogs,é uma ótima ideia para divulgar o seu conteúdo ou ideia!- Identifique - se!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...