>
blog de informação e publicidade

terça-feira, 7 de junho de 2011

O blog do Google Brasil: O Dia Mundial do IPv6 começa hoje. Websites, deem a partida.

O blog do Google Brasil: O Dia Mundial do IPv6 começa hoje. Websites, deem a partida.: "Em janeiro, nós e um punhado de empresas líderes na internet nos juntamos à Internet Society para anunciar (link em inglês) o Dia Mundial do IPv6. O anúncio foi um grito de guerra pela adoção do novo protocolo da internet. Agora, em menos de seis meses, os participantes já são mais de 400 organizações (link em inglês). Acreditamos que esse seja um marco importante, pois o IPv6 é a única solução em longo prazo para a exaustão dos endereços do IPv4, e a sua implementação é crucial para o crescimento contínuo da internet aberta."
À meia-noite UTC de 8 de junho (terça-feira à noite no Brasil, quarta-feira de manhã na Ásia), todos os participantes habilitarão o IPv6 em seus principais websites por 24 horas. Para o Google, isto significa que virtualmente todos os nossos serviços, incluindo a Pesquisa do Google, Gmail, YouTube e muito mais, estarão disponíveis pelo IPv6.

Muito provavelmente, você nem perceberá o teste. A grande maioria (99,95%) das pessoas poderá acessar nossos serviços sem nenhuma interrupção: ou eles se conectarão pelo IPv6, ou seus sistemas reverterão sem problemas para o IPv4. Mas, como em qualquer tecnologia de última geração, pode ser que ocorram alguns entravamentos. A nossa estimativa é que 0,05% dos sistemas não reverterão ao IPv4, o que fará com que algumas pessoas tenham dificuldades em acessar websites participantes, como Google, Facebook, Yahoo e Bing, entre outros. Normalmente, isso acontece por causa de equipamentos de rede doméstica mal configurados, como roteadores, que podem fazer com que uma conectividade IPv6 seja considerada quando ela não está, de fato, funcionando.

Nos últimos meses, trabalhamos continuamente com outras grandes empresas do setor para nos prepararmos. Fabricantes de sistemas operacionais e navegadores têm lançado atualizações para solucionar problemas de conectividade com o IPv6. Por exemplo, o Google Chrome agora incorpora soluções para contornar redes de IPv6 defeituosas. Também vimos que os fabricantes de roteadores testaram seus dispositivos (link em inglês) para o melhor suporte do IPv6. Da nossa parte, estivemos ocupados com o acréscimo de suporte ao IPv6 nos sistemas que ainda não o possuíam, além da correção de pequenos problemas naqueles que já o suportavam. E como a melhor maneira de encontrar bugs nos seus serviços é atacá-los você mesmo, os funcionários do Google têm operado em “modo Dia Mundial do IPv6” há vários meses.

Também pensamos em qual seria a melhor maneira de avisar as pessoas que possam ter problemas de conectividade. Para tanto, colocamos um aviso proeminente na Pesquisa do Google para as pessoas que possam ter problemas com a conexão, direcionando-as a uma nova página de teste (em inglês) e a um artigo de ajuda. Se tiver curiosidade, você pode testar a sua conexão no endereço ipv6test.google.com.



click-por-click                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar comentário[Não respondo anônimos] [I do not answer anonymous ]
Fazer comentários em blogs,é uma ótima ideia para divulgar o seu conteúdo ou ideia!- Identifique - se!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...